As glândulas de Barhotlin são glândulas localizadas na face interna dos grandes lábios, na vulva feminina responsáveis pela lubrificação vaginal. Todas as mulheres possuem glândulas de bartholin e como ficam na parte interna da vulva, não conseguimos palpá-los. No entanto, algumas vezes há a obstrução dos orifícios dessas glândulas com acúmulo de secreção.
Quem é a médica especialista em cisto nas glândulas de bartholin?
O tratamento do cisto de bartholin e da bartholinite geralmente é realizado por um médico especialista em ginecologia com foco em procedimentos íntimos femininos. Mais especificamente, ginecologistas que se especializam em ginecologia regenerativa ou cirurgia íntima estão aptos a realizar o tratamento destas doenças.
A dra Monique tem conhecimento aprofundado da anatomia feminina e da tecnologia que utiliza o laser de CO2 sendo capacitada a realizar a bartholinectomia a laser com segurança e eficácia.
A doutora Monique atende na Vila Mariana e na Vila Olímpia na cidade de São Paulo.
Veja depoimentos de pacientes reais que já se consultaram com a dra Monique.
Geralmente a mulher que tem a glândula obstruída acumula a secreção e há a consequente formação do cisto de bartholin. Forma-se uma “bolinha” na parte interna dos grandes lábios. Geralmente o cisto é indolor, mas, a depender do tamanho, pode incomodar para realização de atividade física e relação sexual.
Quando esse cisto se infecta com bactérias sexualmente transmissíveis como a clamídia e a gonorréia, principalmente, há a formação dos abscessos das glândulas de bartholin ou bartholinite.As mulheres têm uma “bolinha” na vagina dolorosa, inchada e avermelhada. Pode haver até saída de secreção purulenta. Havendo necessidade de uso de antibióticos e as vezes de drenagem dessas lesões.
Como tratar os cistos nas glândulas de Bartholin?
O cisto na glândula de bartholin pode ser tratado de diversas maneiras:
– Marsupialização: é realizada incisão na glândula, a secreção é drenada e as bordas dos cistos são deixadas abertas para que não haja nova obstrução da glândula. É uma cirurgia que pode ser realizada no centro cirúrgico ou no consultório com anestesia local.
– Bartholinectomia: é a cirurgia de remoção do cisto da glândula de Bartholin, realizada em centro cirúrgico com anestesia e sedação. Na maioria das vezes a paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. O retorno ao trabalho ocorre geralmente 7 a 10 dias apór o procedimento, mas é necessária abstinência sexual de cerca de 30 dias após o procedimento para que esteja cicatrizada completamente.
– Cauterização com Laser de CO2: outra opção interessante, definitiva e realizada no próprio consultório com anestesia local é a cauterização da cápsula do cisto com laser de CO2. O cisto não retorna novamente e o laser estimula formação de colágeno e neovascularização o que acelera o processo de cicatrização.
Como tratar o abscesso na glândula de Bartholin ou Bartholinite?
O tratamento inicial do abscesso na glândula de bartholin consiste na drenagem da secreção purulenta- se faz uma pequena incisão no abscesso, com anestesia local e ocorre a saída da secreção purulenta com alívio quase imediato da dor no local.
Nesses casos de abscesso, é necessário uso de antibióticos e uso de medicações que possam fornecer alívio dos sintomas, como anti-inflamatórios e analgésicos. Em alguns casos mais graves, pode ser necessária internação com uso de antibióticos endovenosos.
Se você está sofrendo com os cistos ou com a episódios de bartholinite, não hesite em entrar em contato para que possamos te auxiliá-la! O exame físico é essencial para verificar a necessidade de drenagem do abscesso ou a possibilidade de realização do tratamento cirúrgico definitivo.