Homem pode ter câncer de mama?
A resposta é sim!
Apesar de muito raro, o homem possui glândula mamária que pode desenvolver o câncer! Estima-se 1 caso de câncer de mama no homem para cada 100 mulheres com o mesmo diagnóstico.
Algumas doenças podem estar associadas ao aumento do risco para o câncer no homem, tais como:
°Hepatopatia crônica, como cirrose, devido a disfunção hepática, que resulta num estado de hiperestrogenismo (excesso de hormônio sexual feminino);
°Alcoolismo, por comprometer o metabolismo hepático que secundariamente aumenta a circulação do estrogênio;
°Uso do estrogênio exógeno, como, por exemplo, em transexuais ou em homens em tratamento para câncer de próstata;
°Obesidade, devido à maior quantidade de estrógeno biodisponível.
Normalmente ele aparece em homens idosos e pode ser mais frequente em homens com muitos casos de câncer de mama e câncer de ovário na família.
Muitas evidências mostram a importância do fator hereditário no câncer de mama no homem e mulheres parentes de primeiro grau de homens com neoplasia mamária parecem ter risco mais elevado para a doença.
A mutação no gene BRCA-2 está implicada no início precoce do câncer de mama na mulher, no aparecimento do câncer de próstata e de mama no homem. Pode também se associar a mutação nos genes PTEN, p53, CHEK2, por isso, recomenda-se aconselhamento e teste genético para homens com diagnóstico de câncer de mama.
Pelo fato de ser raro, o homem não precisa fazer rastreamento com mamografia como a mulher, mas é importante estar atento ao seu corpo.
Deve-se procurar atendimento com mastologista no caso de surgimento de nódulo na mama, retração do mamilo, dor em apenas uma mama ou secreção pelo mamilo.
O tratamento do câncer de mama no homem é semelhante ao câncer na mulher com necessidade de cirurgia da mama e/ou axila e, por vezes, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.
A Dra. Monique Valois é Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Realiza suas consultas em São Paulo na Vila Mariana e na Vila Olímpia, caso queira tirar alguma dúvida ,clique aqui.