Muitas mulheres sentem dúvida em relação a limpeza da região intima: Dúvidas como: Preciso usar sabonete íntimo? Como lavar minhas roupas íntimas? Quando saber que algo não está normal? Quando procurar uma ginecologista? São muito comuns, por isso resolvemos esclarecer algumas dessas questões!

Primeiramente, a vagina (região interna da região íntima) é auto-limpante! Possui células e microorganismos responsáveis por manter o equlíbrio da flora vaginal. Por isso, não é necessário uso de ducha ou sabonete nessa região.

Lavar a região externa da vulva é muito importante, durante o banho, com água corrente, afaste os pequenos lábios e assegure-se de lavar toda a região externa. O uso de sabonete íntimo não é obrigatório, mais importante é fazer uso de produtos que tenham o pH semelhante ao da região íntima, uma dica ótima é usar sabonete para bebê, que tem o pH ideal para essa região!

Mas posso usar sabonete ou perfume para região íntima? Claro que pode, ocasionalmente, para testar algo diferente! Mas evite o uso rotineiro, está bem?

O uso de calcinha com tecido sintético e de roupas apertadas ao longo do dia, podem aumentar a temperatura e “abafar” a região, por isso evite o uso desses utensílios por longos períodos. Ah, e se conseguir passar períodos sem calcinha, até mesmo dormir sem elas é ótimo!

Urinar após a relação sexual ajuda a retirar bactérias próximos do canal vaginal e prevenir infecções urinárias! Além disso, higienizar a região externa após relação sexual é muito importante também.

Não custa lembrar, uso do papel higiênico de forma correta evita a contaminação de bactérias da região anal para a região da vagina. Sempre use o papel higiênico de frente para trás!

Protetor de calcinha pode ser utilizado de forma ocasional, evite usá-lo sempre pois pode irritar a região e abafar aumentando o risco de corrimento. Além disso, se estiver usando absorvente interno, lembre-se de trocar a cada 4 horas para evitar risco de infecção, está bem?

A lavagem das roupas íntimas deve ser feita com o mínimo de sabão possível, para evitar que fique resíduo, não é necessário uso de amaciantes e lembre-se de colocar para secar num ambiente bem arejado.

Secreção na região íntima é bastante comum, secreções em volume aumentado, com mal cheiro, que causam coceira ou irritação na região íntima merecem uma atenção especial! Procure sua ginecologista caso isso esteja acontecendo com você!

Você deve procurar uma ginecologista anualmente para fazer seu exame físico, seus exames de rotina e, caso surja irritação, dor na região, corrimento com odor ou em volume aumentado, ressecamento na região, edema ou lesões na região íntima!

Gostou dessas orientações? A Dra. Monique Valois é Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Realiza suas consultas em São Paulo na Vila Mariana e na Vila Olímpia, caso queira tirar alguma dúvida, clique aqui.