Muitas mulheres podem palpar um nódulo na mama ao longo da vida e o medo de ser câncer é o primeiro sentimento que surge. Muitas vezes, o nódulo palpado pode ser decorrente de um fibroadenoma ou de um cisto na mama, que são alterações benignas na mama. Mas toda alteração sentida na mama merece ser investigada!
Quem é o médico especialista em nódulo na mama?
O Mastologista é o profissional médico especializado em diagnosticar, acompanhar e tratar nódulo na mama, além de ser o profissional especializado para realizar a cirurgia
A dra Monique realizou especialização no Hospital Pérola Byington, importante Centro de ensino em pesquisa e ensino em mastologia no país e realizou Estágio Internacional com ênfase no tratamento de Câncer de Mama e técnicas de Oncoplastia no Instituto Português de Oncologia (IPO), na cidade do Porto em Portugal.
Depoimentos reais de pacientes que já consultaram com a dra Monique:
Algumas vezes, o nódulo pode vir acompanhado de outros sintomas como alterações do tamanho e forma da mama, dor, secreção no mamilo, vermelhidão ou alteração na textura da pele. Caso note algum desses sintomas associados ao nódulo, procure imediatamente uma avaliação médica pra que seja feita investigação.
Se você encontrar um nódulo na mama, não entre em desespero! Na grande maioria das vezes não é câncer. Mas, mesmo tendo baixa probabilidade de ser câncer, todo nódulo merece ser investigado o quanto antes! Neste artigo, trouxe algumas informações sobre o que é um nódulo na mama e quais são as características mais comuns de um nódulo benigno ou de um nódulo suspeito de câncer.
O que é um nódulo na mama?
Os nódulos palpados na mama podem ser de conteúdo sólido, que geralmente são fibroadenomas, ou de conteúdo líquido, que são chamados de cistos. ambos necessitam de exames de imagem adicionais, como ultrassonografia e ou mamografia para avaliar as características e descartar risco de malignidade.
Causas benignas de Nódulos na mama:
-Fibroadenoma:
São nódulos de conteúdo sólido, móveis, arredondados, de tamanho variado e podem estar em qualquer lozalização na mama. Geralmente são indolores, podem ser únicos ou múltiplos e geralmente aprecem em mulheres mais jovens. Na maioria das vezes, necessita apenas de acompanhamento. Mas, no caso de fibroadenomas grandes, que geram incômodo ou que apresentem crescimento ao longo do tempo, podem necessitar de biópsia e/ou retirada cirúrgica.
– Cistos:
Os cistos geralmente ocorrem em mulheres com menos de 40 anos, podem ser dolorosos e em sua maioria são benignos. Algumas vezes podem necessitar de punção pra alívio da dor e do incômodo, principalmente quando eles atingem grandes tamanhos.
– Infecções na mama:
Mastites ou abscessos na mama podem causar nódulos endurecidos, dolorosos, algumas vezes acompanhados de vermelhidão na mama. Podem acontecer em mulheres que estão amamentando, ou em mulheres com antecedente de mastite, tabagistas ou mulheres com diabetes, por exemplo.
Diagnóstico
Todo nódulo palpado precisa de exames adicionais para descartar malignidade, apenas com exame físico, não é possível descartar o diagnóstico de câncer de mama. A avaliação do médico mastologista é imprescindível pra definir qual exame adicional será realizado.
No caso de paciente jovens, apenas a ultrassonografia das mamas pode ser necessária para confirmação de benignidade da lesão. Em mulheres com alto risco familiar ou acima dos 40 anos de idade a mamografia geralmente é necessária!
A depender das características identificadas nesses exames de imagem, pode ser necessária realização de punção ou de biópsia.
Atenção: Nódulos fixos, endurecidos, com crescimento rápido, acompanhados de alteração na textura da pele, vermelhidão ou retração da pele, saída de secreção nos mamilos merece investigação imediata pelo mastologista!
Você também pode se interessar por: