O Implante Contraceptivo Hormonal é o método mais eficaz existente no mercado, com taxa de gravidez não desejada de 0,05% em 01 ano (menor que a taxa de métodos definitivos como laqueadura tubária ou vasectomia).
Esse Implante contraceptivo é liberado na corrente sanguínea de forma contínua, impede que os ovários liberem os óvulos e também atua engrossando o muco cervical, impedindo, dessa forma, a motilidade do espermatozóide.
O que é o Implante Contraceptivo Hormonal?
É um dispositivo plástico colocada na subderme, no braço, com liberação contínua de progestágeno. No Brasil, o único Implante aprovado é o IMPLANON®, que é um bastonete único, com cerca de 4cm de comprimento e 2mm de espessura, que contém 68mg de etonogestrel. A liberação desse hormônio é feita constantemente e impede a ovulação.
Quanto tempo dura o Implante?
A liberação de medicamento pelo implante é eficaz para evitar gestação por um período de até 03 anos.
Como é feita a inserção do Implante?
A inserção do Implante é realizada no consultório mesmo, é rápida e praticamente indolor.
É aplicada uma anestesia local no braço e a ginecologista realizada a inserção do Implante com auxílio do dispositivo específico pra inserção. Uma vez inserido, a mulher não levar uma vida normal e o melhor, sem precisar se lembrar diariamente de tomar algo para evitar uma gravidez não desejada!
Retirada do Implante contraceptivo:
A retirada do Implante pode ser realizada a qualquer momento. A retirada deve ser realizada por uma ginecologista especializada com o método.
Quanto tempo após a retirada do Implante eu posso engravidar?
Imediatamente após!
Logo após a remoção, os níveis séricos do hormônio se tornam indetectáveis e a maioria das mulheres já retoma a ovulação imediatamente, podendo engravidar dentro de poucos dias após a remoção do implante.
Indicações:
É um método reversível de longa duração, duração de 03 anos, com maior eficácia no mercado atualmente.
Pode ser um método interessante pra mulheres que “esquecem” frequentemente de tomar a pílula anticoncepcional.
Também pode ser utilizado pra mulheres que possuem contra-indicações ao uso de estógenos;
Mulheres que sofrem de TPM também podem se beneficiar desse método, pois ele inibe a ovulação.
Mulheres que acabaram de ter filho e que estão amamentando também podem utilizar esse método.
Como ficará meu padrão de sangramento uterino?
A maioria das mulheres apresentará alteração do padrão de sangramento para menos, com ausência de sangramento ou pequeno sangramento na maioria das mulheres. No entanto, principalmente nos primeiros 6 meses após a inserção, algumas mulheres podem apresentar sangramento com padrão desfavorável, sendo necessário uso de medicamentos pra auxiliar no controle desse sintoma.
O que eu posso sentir após a inserção?
Alguns efeitos colaterais podem ocorrer infelizmente:
-Dor de cabeça: Cerca de 15% das mulheres podem apresentar cefaléia, sendo mais frequente nos primeiros 60 dias após a inserção.
– Dor nas mamas: Pode ocorrer em cerca de 10% das mulheres. Também mais frequente logo após a inserção.
– Acne e aumento da oleosidade da pele.
A Dra. Monique Valois é Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Realiza suas consultas em São Paulo na Vila Mariana e na Vila Olímpia, caso queira tirar alguma dúvida ,clique aqui.