Os dispositivos intra-uterinos (DIUs) são métodos contraceptivos de longa duração e de alta eficácia, com taxas de gravidez de menos de 1% ao ano. Podem ser utilizados em mulheres que nunca tiveram filhos, em adolescentes e em mulheres que estão amamentando!

Médica que insere o DIU:

A médica especialista em inserção de dispositivos intrauterinos é a ginecologista.

A dra Monique Valois é especialista em inserção de DIU. Atualmente atende em consultório na Vila Mariana e na Vila Olímpia em São Paulo.

A doutora Monique realiza inserção no consultório ou em grandes hospitais de São Paulo.

Veja depoimentos reais de pacientes que já se consultaram com a dra Monique.

 Os Exames necessários para a realização da inserção desses dispositivos são o papanicolau e a ultrassonografia transvaginal. Além do teste de gravidez, caso a mulher não esteja utilizando nenhum método anticoncepcional no dia da inserção.

Atualmente existem os DIUs hormonais e os não hormonais. Os hormonais são compostos por levonorgestrel, que é uma progesterona que atua localmente dentro do útero alterando o muco cervical e impedindo a mobilidade do espermatozóide. Desta forma, ele impede a ovulação e, ao contrário do que muita gente imagina, ele não é abortivo!

Os DIUs hormonais geralmente alteram o fluxo menstrual diminuindo o sangramento, podendo até mesmo chegar a causar amenorréia (ausência de sangramento genital), em algumas mulheres.

Como efeitos colaterais dos DIUs hormonais, podem acontecer o aumento da oleosidade da pele, acne, dor mamária e dor de cabeça, além de sangramentos de pequena intensidade (chamados de escapes). O DIU Mirena® contém 3 vezes mais hormônio que o DIU Kyleena® e, por isso, controla melhor o sangramento genital, no entanto, pode gerar mais efeitos adversos.

Os DIUs não hormonais são compostos por cobre ou cobre com prata. Podem ser uma opção interessante para mulheres que preferem menstruar e que desejam ficar sem uso de hormônios. As mulheres que optam por esse método, irão menstruar conforme seu ciclo menstrual normal, sem a interferência de nenhum hormônio adicional.

No entanto, os DIUs não hormonais (de cobre e de cobre com prata), podem causar aumento do fluxo menstrual e cólica durante a menstruação. O revestimento de prata do DIU de cobre com prata, pode causar menos efeitos colaterais.

 Como é feita a inserção?

A inserção do DIU pode ser feita no consultório ou no centro cirúrgico, sob efeito de anestesia.

No caso da inserção no consultório, preferencialmente aconselhamos que a mulher esteja menstruada, isso garante que não existe gravidez, além de diminuir o incômodo durante a inserção do dispositivo. Mas pode ser inserido em qualquer data, no entanto que seja excluída a possibilidade da mulher estar grávida. 

No caso de inserção com sedação, a mulher é internada em ambiente hospitalar e recebe alta no mesmo dia após o procedimento!

A inserção pode ser um pouco dolorosa e incômoda! Podem ser utilizadas medicações para diminuir essas queixas. É importante realizar a ultrassonografia de controle para assegurar que o DIU está posicionado no local correto.

Na primeira semana após a inserção, pode ocorrer dor pélvica, cólica menstrual e sangramento genital. Esses sintomas geralmente cessam ou diminuem bastante ao longo do tempo.

Riscos após a inserção do DIU:

A inserção é um procedimento seguro, mas pode apresentar complicações pouco frequentes como perfuração uterina, infecção e até mesmo expulsão do Dispositivo, principalmente no primeiro mês após a sua inserção.

Cuidados com o seu DIU.

Realizar ultrassonografias e consultas de rotina conforme orientação da sua ginecologista.

O DIU é a melhor opção para você?

O DIU é uma opção segura, eficaz e de longa duração para mulheres que buscam um método contraceptivo confiável. Com poucas exigências de manutenção e alta eficácia, ele é uma escolha prática para muitas mulheres. No entanto, como qualquer método, ele apresenta vantagens e desvantagens que devem ser discutidas com sua ginecologista.

Se você está considerando o uso do DIU, agende uma consulta para tirar todas as suas dúvidas e garantir que ele seja a melhor escolha para suas necessidades contraceptivas e de saúde.

Você também pode se interessar:

Implante Contraceptivo Hormonal

Implanon: Principais Dúvidas Sobre o Contraceptivo Subdérmico