Laser de CO2 possui uma tecnologia desenvolvida para o tratamento da atrofia vaginal.  A flacidez vulvar progressiva ao longo dos anos pode acometer as mulheres e causar incômodos principalmente em mulheres no climatério ou menopausa, ou em mulheres que passaram por tratamentos como radioterapia ou quimioterapia.


A diminuição do estrógeno causa o afinamento da mucosa vaginal e isso pode resultar em diversos incômodos que alteram a qualidade de vida de muitas mulheres. As principais queixas são:

– Frouxidão vaginal;

– Atrofia ou ressecamento vaginal;

– Falta de lubrificação;

– Dor durante a relação sexual;

– Infecção urinária;

– Corrimento de repetição;

– Incontinência urinária.

laser de CO2 promove a ativação de fibroblastos, o que estimula a síntese de colágeno, ácido hialurônico, glicosaminoglicanos, elastina e glicoproteínas na vagina.

Como consequência, ocorre a regeneração da parede vaginal, o aumento da vascularização das células e melhora da elasticidade da mucosa vaginal,  melhorando, portanto, a qualidade de vida dessas mulheres.

Como é feito o procedimento?

°O procedimento é feito no próprio consultório médico, sem necessidade de internação hospitalar.

°É um procedimento praticamente indolor. É utilizada anestesia na forma tópica antes do procedimento (gel ou pomada).  A paciente pode sentir sensação de aquecimento quando ele estiver sendo aplicado.

° Dura cerca de 20 minutos.

° Após o procedimento, a mulher pode retornar Às suas atividades habituais.

° Normalmente são necessárias 3 ou 4 sessões com intervalo de 30 dias entre elas pra que a paciente note o benefício do tratamento. Lembrando que cada tratamento deve ser individualizado.

A Dra. Monique Valois é Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Realiza suas consultas em São Paulo na Vila Mariana e na Vila Olímpia, caso queira tirar alguma dúvida, clique aqui.