Preventivo, papa ou papanicolau são nomes dados ao exame que as mulheres fazem de rotina no consultório ginecológico, mas muitas não sabem qual o principal objetivo da realização desse exame.

O principal motivo para realizar esse exame é avaliar se você já teve contato com o HPV e se esse contato gerou alguma alteração na célula do colo do útero. Pra quem não sabe, o HPV é um vírus sexualmente transmissível e principal causador de câncer de colo de útero atualmente.

Através desse exame também podemos diagnosticar infecções sexualmente transmissíveis, mas esse não é o seu principal objetivo.

Como é feito o papanicolau?
O papanicolau é feito no consultório ginecológico ou em laboratórios. A mulher fica deitada em posição ginecológica – com as pernas um pouco elevadas e apoiadas no suporte enquanto o profissional de saúde insere o espéculo na vulva e abre lentamente o aparelho para visualizar o colo uterino.

Em seguida, passamos uma espátula no colo uterino e uma escovinha no canal endocervical para retirar células que serão analisadas no laboratório.

O exame dói?
É um exame incômodo, mas se você estiver na posição correta e o espéculo for inserido de forma cuidadosa, não é doloroso.
Algumas infecções que causam inflamação tanto na vagina quanto no colo do útero podem causar dor durante o exame, além de algumas condições como infecção urinária e ressecamento íntimo.

Quais os cuidados para a realização do papanicolau?
Idealmente é necessário que não esteja sangrando;
Não utilizar duchas vaginais antes do exame;
Abstinência sexual de 48 horas no mínimo

Você já realizou seu exame este ano? A Dra. Monique Valois é Ginecologista, Obstetra e Mastologista e realiza suas consultas em São Paulo na Vila Mariana e na Vila Olímpia, caso queira tirar alguma dúvida, clique aqui.