As glândulas de Barhotlin são glândulas localizadas na face interna dos grandes lábios, na vulva feminina responsáveis pela lubrificação vaginal.

Todas as mulheres possuem glândulas de bartholin. Como ficam na parte interna da vulva, não conseguimos palpá-los. No entanto, algumas vezes há a obstrução dos orifícios dessas glândulas com acúmulo de secreção.

Geralmente a mulher que tem a glândula obstruída acumula a secreção e há a consequente formação do cisto de bartholin– se forma uma bolinha na parte interna dos grandes lábios. Geralmente o cisto é indolor, mas, a depender do tamanho, pode incomodar para realização de atividade física e relação sexual.

Quando esse cisto se infecta com bactérias sexualmente transmissíveis como a clamídia e a gonorréia, principalmente, há a formação dos abscessos das glândulas de bartholin ou bartholinite.

As mulheres têm uma bolinha na vagina dolorosa, inchada e avermelhada. Pode haver até saída de secreção purulenta. Havendo necessidade de uso de antibióticos e as vezes de drenagem dessas lesões.

Como tratar os cistos de Bartholin?

O cisto de bartholin pode ser tratado de diversas maneiras:

Marsupialização: é realizada incisão na glândula, a secreção é drenada e as bordas dos cistos são deixadas abertas para que não haja nova obstrução da glândula. É uma cirurgia que pode ser realizada no centro cirúrgico ou no consultório com anestesia local.

Bartholinectomia: é a cirurgia de remoção do cisto da glândula de Bartholin, realizada em centro cirúrgico com anestesia e sedação. Na maioria das vezes a paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia. O retorno ao trabalho ocorre geralmente 7 a 10 dias apór o procedimento, mas é necessária abstinência sexual de cerca de 30 dias após o procedimento para que esteja cicatrizada completamente.

Cauterização com Laser de CO2: outra opção interessante, definitiva e realizada no próprio consultório com anestesia local é a cauterização da cápsula do cisto com laser de CO2. O cisto não retorna novamente e o laser estimula formação de colágeno e neovascularização o que acelera o processo de cicatrização.

Como tratar o abscesso de Bartholin ou Bartholinite?

O tratamento inicial consiste na drenagem da secreção purulenta- se faz uma pequena incisão no abscesso.

É necessário uso de antibióticos via oral da mulher e do seu parceiro além da drenagem do abscesso. Em alguns casos mais graves, pode ser necessária internação com uso de antibióticos endovenosos.

A Dra. Monique Valois é Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Realiza suas consultas em São Paulo na Vila Mariana e na Vila Olímpia, caso queira tirar alguma dúvida, clique aqui.