Sabe aquela “gordurinha embaixo do braço” que as vezes incomoda quando você usa uma blusinha de alça ou um biquíni? Pois é, na maioria das vezes, se trata de uma formação de glândula mamária na região da axila, que chamamos de mama acessória ou mama axilar.
Quem é o médico que trata mama axilar?
O Mastologista é o profissional médico especializado em diagnosticar e tratar mama axilar, além de ser o profissional especializado para realizar esse tipo de tratamento cirúrgico!
A dra Monique realizou especialização no Hospital Pérola Byington, importante Centro de ensino em pesquisa e ensino em mastologia no país e realizou Estágio Internacional com ênfase no tratamento de Câncer de Mama e técnicas de Oncoplastia no Instituto Português de Oncologia (IPO), na cidade do Porto em Portugal.
Depoimentos reais de pacientes que já consultaram com a dra Monique:
Por que a mama axilar ocorre?
Durante o desenvolvimento embrionário, as glândulas mamárias primitivas se distribuem numa linha que vai desde as axilas até a região inguinal (linhas mamárias).Com o passar do tempo, algumas glândulas vão se atrofiando e regredindo, restando apenas os brotos mamários na região anterior do tórax que, sob estímulo hormonal, originarão as mamas na adolescência.
Algumas mulheres não têm essa regressão de forma completa, restando tecido glandular em região axilar, por exemplo, originando mamas axilares ou mamas acessórias.
Principais sintomas da mama axilar
A mama axilar é formada por tecido gorduroso e por glândula mamária.Quando a mama acessória é formada por mais tecido glandular, as mulheres podem sentir mais desconforto por exemplo antes de menstruar ou durante a amamentação.
Os sintomas podem variar de dor e edema na região da axila, palpação de lesão em região axilar e pode também haver mamilos nessas glândulas supranumerárias.
Tratamento da mama axilar
Mamas axilares são alterações benignas que aumentam o risco de câncer, mas que afetam bastante a qualidade de vida de muitas mulheres. Se for o seu caso, podemos realizar tratamento cirúrgico com retirada do excesso de pele e de tecido glandular, e, em alguns casos, pode ser necessária realização de lipoaspiração para retirada de tecido gorduroso.
Principais dúvidas sobre a cirurgia de mama axilar:
– É realizada no hospital;
– A anestesia realizada é a anestesia geral ou anestesia local com sedação.
-O tempo de duração é de cerca de 1hora;
– Recebe alta no mesmo dia da internação.
Cuidados após a cirurgia de mama axilar:
-Limitar os movimentos com os braços por cerca de 14 dias após o procedimento;
– Evitar esforço físico.
– Retorno ao trabalho em cerca de 7 a 14 dias após o procedimento,
– Evitar realizar atividades físicas até a alta médica;
– Pode acontecer edema (inchaço), equimose (vermelhidão) ou dor na região operada.
Se você não consegue usar uma camiseta ou um vestido porque se sente incomodada com a mama axilar, agende agora mesmo a sua consulta de avaliação pois nós podemos te ajudar!