Cistos vaginais são lesões, em sua maioria benignas, e muitas vezes não atrapalham o cotidiano das mulheres, portanto, nem sempre precisam de tratamento. Muitas mulheres apresentam essas lesões e nem sabem que possuem, ou descobrem alguma alteração na região íntima e ficam bastante preocupadas. É fundamental se conhecer e procurar auxílio de uma ginecologista caso note alguma alteração.
Quem é a médica especialista em cistos vaginais?
A médica especialista em cistos vaginais é a ginecologista! Quem tem experiência no tratamento de cistos de bartholin e da bartholinite, por exemplo, é a médico especialista em ginecologia com foco em procedimentos íntimos femininos. Mais especificamente, ginecologistas que se especializam em ginecologia regenerativa ou cirurgia íntima estão aptos a realizar o tratamento destas doenças.
A dra Monique tem conhecimento aprofundado da anatomia feminina e da tecnologia que utiliza o laser de CO2 sendo capacitada a realizar a bartholinectomia a laser com segurança e eficácia.
A doutora Monique atende na Vila Mariana e na Vila Olímpia na cidade de São Paulo.
Veja depoimentos de pacientes reais que já se consultaram com a dra Monique.
O que são os cistos vaginais?
São acúmulos de líquidos ou pus no interior da vagina decorrentes de traumatismos locais, acúmulo de líquido ainda no período embrionário que não regrediu espontaneamente ou secreção originada por infecções ou tumores no local.
Quais as principais causas de cistos vaginais?
– Podem ser remanescentes do Ducto de Gardner– órgão presente no período fetal, que geralmente desaparece com o passar do tempo, mas que não involuiu em algumas mulheres.
– Cistos de inclusão vaginal: são o tipo mais comum, causados por uma lesão na parede da vagina, podem ser decorrentes de partos ou cirurgias por exemplo.
-Podem ser decorrentes do acúmulo de líquido na Glândula de Bartholin, glândula localizada no terço inferior da vagina responsável pela lubrificação- ocorre obstrução do orifício da glândula, com consequente acúmulo de líquido e edema no local. Geralmente é indolor, mas, se for infectado, pode se tornar um abscesso bem doloroso.
Quais são os sintomas dos cistos vaginais?
Geralmente os cistos vaginais não causam nenhum sintoma. Mas, a depender do tamanho, podem apresentar-se na forma de “bola” na parede da vagina, podem gerar desconforto e dor no local, além de causar dor durante a relação sexual.
Nos casos de cistos de Bartholin infectados, podem gerar aumento do volume de glândula, dor e vermelhidão no local. As vezes também pode haver saída de secreção purulenta espontaneamente.
Quais as possíveis complicações?
Geralmente não causam maiores complicações, no entanto, caso a Glândula de Bartholin seja infectada por algumas infecções sexualmente transmissíveis, pode gerar formação de abscesso da glândula com necessidade de antibioticoterapia e até mesmo realização de drenagem da glândula.
Além disso, no caso de lesões grandes, pode ser necessária remoção cirúrgica e como todo procedimento cirúrgico existe o risco de sangramento, edema e problemas na cicatrização da ferida cirúrgica.
Como funciona o tratamento?
O tratamento vai depender do tamanho do cisto e da causa do mesmo. Os cistos pequenos e que não causam nenhum sintoma, não precisam ser retirados, apenas acompanhados pelo ginecologista.
Já aqueles cistos maiores e que geram desconforto à mulher, podem ser retirados cirurgicamente.
Nos casos de Cistos de Bartholin infectados originando a bartholinite ou abscessos na Glândula de Bartholin devem ser tratados com antibióticos e pode ser necessária drenagem.
Caso note alguma alteração na sua região íntima, agende sua consulta com uma ginecologista para fazer uma avaliação e acompanhamento da lesão.